Música Católica no Brasil #YOUWAY

A paz de Cristo!!!

No dia 13 de janeiro no programa YOUWAY contamos como surgiu a música popular católica e conversamos um pouco sobre a sua diversidade de estilos que nasceram nos corações dos compositores e cantores de Deus!

2015.01.13 YOUWAY 1

 

Antes, refletimos que o mês de janeiro é para muitos um tempo de férias, de descanso e de curtir o que gosta! Então é hora de encontrar com a galera, sair para se divertir, dançar e conhecer novas pessoas… e nós católicos, por um acaso, podemos curtir ‘a night’? Temos lugares onde podemos ir com tranquilidade e até na santidade?

Pode ser a dúvida de muitos jovens por aí, que viveram talvez uma vida ‘L0K4’ nos bailes e festanças da vida ou mesmo também de quem já tem seu pé firme na Igreja, contudo acompanha vários de seus amigos pouco cristãos se gabarem do que fazem e acontecem na madrugada…

E aí, jovens, resgatá-los seria uma missão impossível?

2015.01.13 YOUWAY 4

balada1

Então se a missão parece impossível para nós, humanos e limitados, para Deus nada é! Vejamos Palavra de Deus:

 “Ouvi e compreendei. Não é aquilo que entra pela boca que mancha o homem, mas aquilo que sai dele. Eis o que mancha o homem.” Mateus 15, 11

O que Jesus quis dizer com o que entra pela boca não é o que mancha o homem? Vejamos: os fariseus neste momento vieram questionar a atitude dos discípulos de comer com as mãos sem lava-las, quebrando uma antiga tradição judaica.

Os discípulos agiram de uma forma muito radical demais para aquele tempo!

E Jesus logo devolveu com um golpe de direita: os fariseus pregavam da boca para fora mas não faziam em seu coração, no seu interior, inclusive cita que deixavam os seus pais sem alimento para ofertar ao templo, desrespeitando o quarto mandamento, honrar pai e mãe!

Portanto, diziam-se os certinhos só que “na real” era tudo fake (falso), pois usavam máscaras de bonzinhos e pregavam leis que eles mesmos não cumpriam.

A ação de amor vem de dentro! No versículo 19 Jesus explica claramente:

“Porque é do coração que provêm os maus pensamentos, os homicídios, os adultérios, as impurezas, os furtos, os falsos testemunhos, as calúnias.”

Não são simplesmente os costumes que tornam do homem um pecador, nem mesmo o seu estilo de vida, nem sua dança, nem onde frequenta: e sim o que preenche o seu coração e seus pensamentos! É preciso ter um coração puro e reto para alcançar a perseverança, a força e a santidade.

a boca fala do que o coração está cheio

Então encontramos muitos corações perdidos por aí, nas noitadas e festanças, tentando achar um jeito de tapar um vazio que é bem maior do que o peito!

Agora sim podemos enfim responder a inquietação do início de nosso programa! A procura terminou! Temos sim vários lugares para gastar nossa energia santamente e com a graça de sermos comunidade católica e viver um Céu na Terra hoje!

Pois as já são realidades as Cristotecas, shows de evangelização, acampamentos, lanchonetes e outras iniciativas promovem uma diversão sadia e um ambiente de fraternidade e oração, em muitas paróquias (Quermesses), Ministérios (DJs, Bandas) e Comunidades como a Shalom (Acamps, Renascer) e tantos eventos como Hallel, Cristoteca, Festival Canção Nova, Summer Beats.

Cristoteca 2012 - Quem canta reza duas vezes

 

Música em qualquer estilo, dança em qualquer modalidade traz um impasse: o cuidado com o efeito da “modernização” a Igreja, ou com o pensamento de que o “mundão” sendo levado para o interior da nossa fé e instrumentalizando as formas de evangelização… Bem, antes precisamos de um pouquinho da sabedoria do Magistério da Igreja para continuar:

Deveis conhecer aquilo em que credes; deveis conhecer a vossa fé com a mesma exactidão com a qual um perito de informática conhece o sistema operativo de um computador; deveis conhecê-la como um músico conhece a sua peça; sim, deveis ser muito mais profundamente radicados na fé do que a geração dos vossos pais, para poder resistir com força e decisão aos desafios e às tentações deste tempo. Tendes necessidade da ajuda divina, se a vossa fé não quiser esgotar-se como uma gota de orvalho ao sol, se não quiserdes ceder às tentações do consumismo, se não quiserdes que o vosso amor afogue na pornografia, se não quiserdes trair os débeis e as vítimas de abusos e violência.” Prefácio YOUCAT – Bento XVI

Nos diz claramente que temos sempre estar alertas e preparados, pois teremos dificuldades e barreiras no caminho de fé, agora podemos conversar um pouco sobre o início da origem e da popularização dos ritmos da música católica no Brasil e compreender a sua importância e valor para Nova Evangelização!

louvor1

A origem da música Católica Popular e a sua evolução no Brasil.

A popularização da música popular católica inicia na década de 1960, com o Pe. Zezinho.

Algumas de suas músicas, foram as primeiras à usar instrumentos musicais não populares até então, na música católica: Bateria e guitarras elétricas.

frase padre zezinho 2

Na década de 1970, a Renovação Carismática Católica começou a se espalhar pelo Brasil e isso de fato contribuiu muito com o crescimento da música católica, pois a RCC (abreviação de Renovação Carismática Católica), abriu muito espaço para as artes, como a dança, o teatro e a música. Esta última, teve uma grande influência na popularização do movimento carismático, uma vez que as músicas levavam os fiéis a ter uma intimidade mais profunda com Deus, na busca pelos dons do Espírito Santo.

rcc

A música católica começava a ganhar força e aceitação dos fiéis, com a introdução das músicas nas paróquias e nos grupos de oração, que buscavam  aprofundar mais nas experiências e conhecimentos baseados nos carismas do Espírito Santo. A música católica então conquistou o coração dos fiéis, principalmente dos jovens.

E logo estilos musicais variados começavam a se introduzir na música católica.

No final da década de 80 e início dos anos 90 já despontavam as bandas Cristoatividade, banda Canção Nova, Banda Rosa de Saron entre outras.

cristoatividade

Cristoatividade fazia uma mistura de músicas de louvor com rock. É considerada a pioneira no gênero rock na música católica no Brasil.

A banda Canção Nova era uma banda de louvor e adoração, e a banda Rosa de Saron foi a pioneira no rock pesado (Heavy Metal e Hard Rock).

Ainda nos anos 90, lá por volta de 1995 , a música católica popular brasileira foi revolucionada com a aparição de uma banda, surgida dentro dos meios carismáticos, e que usou do gênero pop para cativar os jovens. Lançada pela Paulinas COMEP, a Vida Reluz, liderada pelo cantor Walmir Alencar, mudou o curso da música católica popular brasileira, com canções como: “De Coração”, “Perfeito É Quem Te Criou”, “Como És Lindo”, “Deus Quero Louvar-Te”, “Confia em Mim”, “Deus Imenso”, entre outras. A banda Vida Reluz causou grande impacto e influência nos ministérios musicais, que cresciam de forma rápida pelos grupos de oração, em muitas partes do Brasil.

vida reluz

Os músicos e cantores católicos começaram a sentir a necessidade de se aprofundarem mais profissionalmente e espiritualmente. Essa busca influenciou muitas pessoas à investirem em estudos musicais, em conhecimentos de instrumentos musicais e áudio. Isso gerou o surgimento de vários festivais, espalhados pelas dioceses Brasil a fora, gerando muitas bandas, cantores e cantoras.

Troféu Louvemos o Senhor

trofeu_louvemos_o_senhor_2014

No ano de 2009, uma iniciativa ousada e inovadora da Associação do Senhor Jesus, revolucionou mais uma vez a música católica, o troféu deu ainda mais credibilidade ao processo de profissionalização da música católica e a primeira edição do “Troféu Louvemos o Senhor – Prêmio Nacional da Música Católica”, se confirmou como um divisor de águas para a música.

Idealizado por Ricardo Mari, o prêmio busca valorizar a música católica é constituído por 17 categorias, sendo cinco destinadas ao voto popular e outras 12 cuja votação é de responsabilidade exclusiva de jurados. O prêmio recebe indicações de inúmeras gravadoras do segmento religioso e secular.

Hoje temos inúmeros artistas e bandas dos mais variados estilos musicais dentro da igreja. Com destaque para Rosa de Saron e Ceremonya (rock), ElectroCristo (música eletrônica), Adoração e Vida (Louvor e Adoração), banda Via 33, Marília Mello, Adriana, Mariani (Pop/pop rock), Alexandre Soul (Black Music), banda Dominus e Jake (Axé Music), dentre outros.

No próximo post, vamos nos concentrar na Música Eletrônica Cristã!

Voo-do-Amor_1280x800

E como não somos perfeitos e precisamos sempre de formação,  nada melhor do que a #ficaadica de Bento XVI que continua a nos ensinar, no prefácio do YOUCAT:

Se vos dedicardes com paixão ao estudo do catecismo, gostaria de vos dar ainda um último conselho: sabei todos de que modo a comunidade dos fiéis recentemente foi ferida por ataques do mal, pela penetração do pecado no seu interior, aliás, no coração da Igreja. Não tomeis isto como pretexto para fugir da presença de Deus; vós próprios sois o corpo de Cristo, a Igreja! Levai o fogo intacto do vosso amor a esta Igreja todas as vezes que os homens obscurecerem o seu rosto. «Sede diligentes, sem fraqueza, fervorosos de espírito, dedicados ao serviço do Senhor» (Rm 12, 11).”

Reflita: Alguém errou? Não deu nada certo? Estão plantando joio na sua pastoral, grupo, movimento, ministério de música ou comunidade?

Sede você a luz de Cristo! Busque a verdade! Seja justo e corajoso! Reze, em casa e em conjunto com os seus, e também adore, encontre Jesus na sua casa, na capela, e entregue-se e verás o Espírito Santo agir e inflamar o teu viver!

2015.01.13 YOUWAY 5

E conosco neste programa os jovens da Comunidade Católica Fidelidade da Cruz, William, Emanuel e Suzane, que preencheram nossa noite com muitos testemunhos e partilhas!

Deixe sua mensagem nas redes sociais: Twitter e Instangram: @catolicodf e pelo Facebook: DJ Abílio Gonçalves RenovaMix. Use a hastag #YOUWAY!

Catequista e Contabilista - Blogueiro

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.