História da Música Eletrônica Católica – Programa #YOUWAY

 

A Santa Paz de Nosso Senhor Jesus Cristo!



Programa YOUWAY

E estamos de volta com a continuação do YOUWAY Música Católica, agora na parte 2!

Conhecemos o início da popularização da música católica, o surgimento das primeiras bandas e ministérios e o desenvolvimento dos diversos ritmos pelo Brasil afora: então vamos colocar em foco o estilo musical que agita as nossas noites de terça: a MÚSICA ELETRÔNICA CATÓLICA!

No programa do dia 20 de Janeiro de 2015 conversamos sobre o surgimento da HOUSE MUSIC Cristã no Brasil e partilhamos um pouco da experiência dos jovens que estavam presentes, que deram seus testemunhos de vida e conversão a fé católica tão maravilhosos! Louvado seja Deus!

E temos tantos servos de Cristo que são ‘top na balada’ santa, ‘tipo’ sem deixar de ser jovem, na alegria de Deus e com a ‘responsa’ de evangelizar e ‘acontecer’ um grande louvor aos Céus com a arte, música e dança!

Topa conhecer? E curtir o som da galera? E baixar e ouvir no seu celular? Ahhh!

Então vamos nessa aventura pelo mundo da música #YOUWAY!!!

E pra muitos que me perguntam está aí a foto para demonstrar: a apresentação deste DJ que vos fala é toda de pé, claro, nas duas horas de programa, dançando, pulando e agitando os convidados e todos que estão acompanhando pela Rádio!

Louvo a Deus pelo dom que me deste: o da discotecagem. E como um Disc Jockey (DJ) que faz da sua vida um serviço de Deus, ao buscar o “feeling” de pista (sensibilidade com o público) com “sets” (mixagem em sequência) de música que transmitem a mensagem do Evangelho com muita alegria!

MÚSICA ELETRÔNICA CATÓLICA

E para começar, a Palavra de Deus:

“1.Por isso não desanimamos deste ministério que nos foi conferido por misericórdia.

2.Afastamos de nós todo procedimento fingido e vergonhoso. Não andamos com astúcia, nem falsificamos a palavra de Deus. Pela manifestação da verdade nós nos recomendamos à consciência de todos os homens, diante de Deus.

3.Se o nosso Evangelho ainda estiver encoberto, está encoberto para aqueles que se perdem,

4.para os incrédulos, cujas inteligências o deus deste mundo obcecou a tal ponto que não percebem a luz do Evangelho, onde resplandece a glória de Cristo, que é a imagem de Deus.

5.De fato, não nos pregamos, a nós mesmos, mas a Jesus Cristo, o Senhor. Quanto a nós, consideramo-nos servos vossos por amor de Jesus.”

2 Coríntios 4

Para uma boa obra, um bom servidor deve escutar com atenção o mestre. E é com estes conselhos de Paulo que devemos constantemente estar atentos!

DJ Católico não é popstar ou ídolo de ninguém, é ministro, é servo, é comum com todos, e trabalha seu dom com a graça do divino Espírito Santo.

Por isso somos ministério que reza,  alimentando nossas almas,  enchendo-as do Amor Verdadeiro e eis o principal em nossa servidão: a imitação de Cristo.

E vamos conversar sobre a música eletrônica cristã no Brasil e CONHECER quando e como surgiu!

Vamos para 1993, onde as casas noturnas estavam em alta e Djs (Tony Simple e Leo Tec) da Cidade de Campos dos Goytacazes onde eram residentes e começaram a fazer festas temáticas, e nesta época já havia shows de rock gospel, portanto tiveram a idéia de realizar uma discoteca Gospel.

Então temos a princípio o registro da Gospel Dance, a primeira festa temática religiosa organizada no horário da matinê no início da noite de um domingo, onde não eram vendidas bebidas alcoólicas.

Outras noites assim aconteceram, em festas de igrejas, sonoplastia de apresentações teatrais também de Igrejas. Enfim começaram a surgir as primeiras produções remixes com música nacional em 1996 com o Produtor e Dj Eduardo Bortollato, na época tecladista da Banda Rosa de Saron, trazia uma batida de sucesso na época, o estilo EURODANCE (vamos em outro programa falar sobre os estilos da música eletrônica) e assim surgia o primeiro single (Heaven’s Dance) lançado pela gravadora CODIMUC até o quarto CD:

Previous
Next

Naquele mesmo período, surgiu o CD do Projeto Rosário que é também um CD de música eletrônica cristã contudo não eram remixes e sim músicas próprias.

Que envolvia entre as faixas e interlúdios, que são vinhetas de rádio, muito bem produzidas pelo Leoni que na época encabeçava todo o projeto.

Estes são os dois primeiros álbuns católicos na música eletrônica cristã.

O interessante é que a música Rock/Heavy Metal gospel não sofria tanta resistência como a música Dance Gospel. Com um tempo o Tony foi aprofundando, mais e mais na religião católica, quando em 1999 decidiu-se entrar para o seminário e viver uma vida consagrada ao Sacerdócio. Este Tony se chama José Antônio, o mais conhecido hoje como Padre dj Zeton, da Diocese de Santo Amaro em São Paulo.

Mas sabemos que hoje existem vários estilos de dj’s Católicos no Brasil, após o Projeto Rosário com Dj Léo Guimarães e Leoni que cultivaram a proposta de realizar festas eletrônicas cristãs.

As paróquias começaram adotar este estilo musical dentro das festas religiosas, em quermesses, barzinhos de Jesus, encontros de jovens e outros. No início do ano 2002 surgiu o projeto ELECTROCRISTO, composto pelo Dj Léo Guimarães, Dj Leoni, Dj Laércio e tantos outros djs que passaram ao longo desses anos de missão na cidade de São Paulo.

ElectroCristo a festa
ElectroCristo
electrocristo_afestanaopara_grande1

Anterior
Próximo

Assim também surgiram grandes produtores como DJ Vermelho, Dj Daniel Bassani, Dj Tau, Dj Rogério Diniz, Dj Galvão, Dj Rayman Assunção, Dj Guto, Dj André Jordão que fazem a diferença na E-Music Cristã em todo o Brasil.

Em 2003 surgiu o movimento “Angels Night, a festa”, comandado pelo Dj e produtor Guto do Rio de Janeiro e o Dj Ronald Carvalho, onde o mesmo produziu o cd do projeto com algumas versões remixadas da Banda Bom Pastor, Pe Cledimar Moreira e outros nomes da nossa música, e tendo como lançamento os Mc’s Charles & André com o rap do joga mão, onde realizaram a primeira balada cristã na zona sul do Rio em pleno Scala, como também diversos encontros do PHN em Cachoeira Paulista/SP, com a participação de Dunga, Laércio Oliveira e Eliana Ribeiro da Comunidade Canção Nova.

.

.

Inclusive pela Canção Nova temos alguns álbuns remixados, como o Dunga na Pista, com suas próprias canções trabalhadas na house music.

  • E vamos alguns nomes dos pioneiros da HOUSE MUSIC Cristã:

No Rio de Janeiro: Djs Piedade (Vinícius) do Rio de Janeiro, Dj Dudu (Eduardo Porto) da cidade de São Francisco do Itabapoana/RJ e Dj Juninho Hits de Santo Antônio de Pádua/RJ.

Assim nasceram outras equipes de dj’s como o projeto Curtisom com Cristo, que a desde de 2003 organiza eventos de cunho cristão dentro da música eletrônica no Rio e grande Rio. Em meados do mês de outubro de 2008 surgiu o mais novo projeto de evangelização noturna no Rio, “Projeto Point do Agito”, uma idealização do Dj Wendel e equipe do portal Blog do Point, tendo a oportunidade de transmitir os eventos com cobertura on-line pela internet.

blog do point

Existem no Brasil vários Djs Católicos que fazem a missão de levar aos jovens o louvor ao nosso Deus através da música eletrônica, em uma busca `L0K4` consegui reunir alguns nomes (mandem pra gente os que estiverem faltando):

Dj Nando (CN – BH), Dj Adriano Martins (MG), Dj Max Valadares (MG), Dj Robson (Caçapava-SP), Dj Tau (Marília-SP – Projeto Sacramix), Djs Atos 29 (São José dos Campos – SP), Dj Marcelo Alves (SP), Dj Baby (Vitória-ES), Dj Michel (Bauru-SP), Dj Rayman Assunção (Belém-PA), Dj Ice e Projeto DEO PACTUM (Paraná), Dj Douglas Bass (ES), Projeto Renovamix (Brasília-DF), Projeto Cristomix, Dj Emerson (Amambai-MS), Dj Marquinhos (Cristoteca Itaguaí-RJ), Dj Xandão (Recife), Dj Thiago Castro (Barra Mansa-RJ), DJ Victor Augusto, Dj Angelus (Recife), DJ Roony Moura (PE), DJ Henrique RenovaMix (DF), DJ Daniel Sales RenovaMix (DF), DJ Deylon RenovaMix (DF), DJ Ale RenovaMix (DF), DJ Abílio Gonçalves RenovaMix (eu!) e tantos outros Djs espalhados por todo o País.

A proposta de uma Cristoteca é a seguinte: vejamos que as baladas “do mundo” têm e aparentam ser legais – pois ofertam felicidade e diversão em um só lugar e estão sempre lotadas – então devemos que ser mais espertos que o mal, e oferecer um ambiente que é uma verdadeira danceteria, onde quem reina é Jesus, onde não tenha bebida alcoólica e nem drogas lícitas ou ilícitas, muito menos a promiscuidade ou sexualidade desregrada, levantando a bandeira do namoro com seriedade e santidade. Ou seja, o objetivo é atrair o jovem com um ritmo musical, como o eletrônico e neste meio de entretenimento levar a juventude a conhecer Cristo e sua Igreja Católica!!!

Festa--118893_1680x1050

E olha que tudo começou com Eduardo Bortolato, primeiro produtor de música eletrônica cristã no Brasil, desde 1996. Com 04 CDs gravados na série Heaven’s Dance e mais de 50 produções solo distribuídas pela internet.

Deus abençoe estes servos de Deus!

E por falar em produções, clica aí para você conhecer também:

http://www.projetobeatporamor.com/

https://www.facebook.com/ProjetoPazeBeats

http://www.djssacramentados.com/

http://www.sacramix.com.br/

http://www.djalannunes.com/

https://www.facebook.com/djallanfarias

http://www.deopactum.com/

https://www.facebook.com/MinisterioRenovaMix

http://www.djssacramentados.com/

www.djstechnocristo-oficial.webnode.com

www.djronaldodiniz.com

www.djvictoraugusto.vai.la

www.palcomp3.com.br/djmomo

https://www.facebook.com/alexnluz

2015.01.20 YOUWAY 4

E mais uma vez meu agradecimento especial e cheio de alegria para a Comunidade Católica Fidelidade da Cruz, um grande abraço ao Taynã, pai-fundador deste jovens maravilhosos com seus testemunhos de vida tão verdadeiros e renovadores!

Valeu Juventude Santa! Nos vemos novamente todas as terças no Programa YOUWAY na Rádio Maria (http://www.radiomaria.com.br)!

 

Catequista e Contabilista - Blogueiro

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.