Video conferência com D. Celli – PASCOM

A paz de Cristo!

Sou muito fã do pessoal da Missão Jovem, hoje fiquei muito feliz de conhecer um pouquinho mais de perto o trabalho, com a irmã Salete e Fábio Leite.

Direto de Roma, em video conferência com Dom Celli, tratando da temática: Igreja como instituição e Igreja como testemunho eclesial.

Nada é mais durável, tudo muda, muda rapidamente. Isso interfere no campo da nossa fé, pois a Igreja afirma que Deus não muda sua adesão total para com o ser humano.

A Igreja tem a missão de comunicar o amor de Deus. Este é o grande desafio não só para os bispos e padres, mas também para nós comunicadores. Pois temos que anunciar este mistério de amor de Deus que é imutável para uma cultura imediática e que acredita que tudo passa rápido.

O desafio de dialogar com a cultura contemporânea e demonstrar que é realmente a Igreja Santa formada de pecadores que necessitam da misericórdia de Deus.

As tecnologias de hoje permitem um conhecimento inimaginável, nunca visto antigamente. Não comunicamos somente o que pensamos, mas também o nosso caráter, a nossa pessoa, o nosso estilo de vida.

Também manifesta nosso rosto interior e não só com a pessoa que se comunica, também com a comunidade em geral.

Lembra-nos de Mateus 7: Guardar dos falsos profetas. Poderiamos ser falsos profetas, manifestando um estilo de vida que não praticamos. Se agir assim, seremos como Jesus disse: falsos comunicadores.

Este é um grande desafio da comunicação hoje: quem eu sou deve ter uma profunda coerência entre comunicação e Palavra de vida.

Jesus recorda que não podemos ter dois senhores.

Podemos notear a comunicação em quatro referências:

Autoridade – servidor de todos, se deve escutar os irmãos, é uma virtude necessária para ser um verdadeiro comunicador, é no silêncio que podemos escutar o outro.

Estilo de vida sóbrio – se estou em muitas outras dimensões, não estou livre para comunicar.

Mundo onde vivemos – devemos estar em sintonia com tudo a nossa volta.

Mundo econômico – estar em atento as atualidades.

Estamos nos preparando para JMJ, devemos buscar a verdade e viver em contemplação dos mistérios de Deus.

Devemos ser uma Igreja capaz de suscitar a esperança, pois o mundo necessita de esperança. Somente as experiências de amor que podemos descobrir o rosto de Deus em nossos irmãos.

Finalizando com um parabéns para D. Celli, cantado por todos do encontro 😉

Agora inicia uma mesa redonda para debates.

Paz & Bem!

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.