#YOUWAY #aCAMINHADAéanossaMISSÃO

2014.12.16 YOUWAY

No programa de terça passada (16.12.2014) abordamos um pouco mais sobre o tema MISSÃO, especialmente neste tempo do Advento, pois estamos na caminhada até a chegada do menino Jesus em nossos lares.

2014.12.16 YOUWAY 3

A chegada do Natal do Senhor realiza nos corações de muitos, que seja por um momento, o desejo da caridade e de o bem ao próximo, e assim muitos fazem se organizando em grupos ou família. Nós, cristãos católicos, devemos ir em nome de Deus (ou seja, em missão), para dá-Lo aos outros! É bem mais do que o alimento e as doações, que também são importantes, contudo o rosto de Cristo deve resplandecer no olhar e não de pena ou justificação… Por isso não pode ser considerado somente uma “boa ação”, pois como diz Bento XVI, “quem não dá Deus, dá muito pouco!”

acolher

E São Paulo nos ensina que nossa missão aqui nessa terra também é levar o perfume de Cristo ao mundo! E nisso a juventude de hoje, a geração YOUCAT se encontram e se identificam, pois como nos diz o Papa Francisco, “se alguém acolheu este amor que lhe devolve o sentido da vida, como é que pode conter o desejo de o comunicar aos outros?”

#SurpresasDeDeus: essa missão que brotou do coração do Senhor e iniciada em dia 03 de Dezembro de 2014 consagrando essa CAMINHADA a São Francisco Xavier, padroeiro das Missões! Um homem que espalhou o perfume de Deus a muitas pessoas.

Somos missionários! E vamos aprender com um grande exemplo, estudando suas OBRAS COMPLETAS!

Recordando: A leitura das correspondências de São Francisco Xavier, sejam elas destinadas a seus irmãos, companheiros ou mesmo ao próprio Santo Inácio, possibilita o acesso a todo o vasto repertório de experiências religiosas e culturais acumulados com este respeitado desbravador do Oriente, cujas pregações pela África e Ásia permitiram-lhe converter mais pessoas ao cristianismo do que qualquer outro religioso desde São Paulo.

ajuda_g0803

Então, antes de começar estes estudos, aconselho a vocês a buscarem o livro para acompanhar conosco, pois não faremos uma simples leitura, e sim um resumo dos principais pontos dos textos e partilhar com vocês experiências e histórias.

Os textos estão disponíveis para download aqui no blog neste POST.

Bom, vamos então entender um pouco mais sobre o que é MISSÃO.

E nada melhor que ouvir nosso querido Papa Francisco, que em junho deste ano, em sua homilia nos auxilia na compreensão e reflexão: quando nosso Senhor quer nos confiar uma missão, Ele “nos prepara” para realizá-la “bem”. E a nossa resposta deve se basear na oração e na fidelidade. Vejamos:

O papa partiu da história do profeta Elias como modelo da experiência de cada pessoa de fé. A passagem litúrgica do dia nos mostra Elias no Monte Oreb, recebendo o convite a sair da caverna onde se encontra e a se apresentar perante Deus. Um forte vento, um terremoto e uma fogueira se materializam, mas em nenhum deles Deus se manifesta. Depois, vem um sopro delicado de brisa e é então que Elias reconhece que “o Senhor passava”, observou o papa.

E prossegue: “Nosso Senhor não estava no vento forte, no terremoto, no fogo, mas naquele sussurro de uma brisa leve, na paz, ou, como diz o original, com uma expressão belíssima: ‘O Senhor estava num fio de silêncio sonoro’. Parece uma contradição: um fio de silêncio sonoro. Elias sabe discernir onde está o Senhor, e o Senhor o prepara com o dom do discernimento. E depois, da missão”.

A missão que Deus confia a Elias é a de ungir o novo rei de Israel e o novo profeta chamado a substituir o próprio Elias. O pontífice chamou a atenção, de forma particular, para a delicadeza e para o senso de paternidade com que esta tarefa é confiada a um homem que, capaz de força e de zelo em um dado momento, agora parece apenas um derrotado. “O Senhor prepara a alma, prepara o coração e o prepara na provação, o prepara na obediência, o prepara na perseverança”.

O Santo Padre observou então que “nosso Senhor, quando quer nos dar uma missão, quando quer nos dar um trabalho, nos prepara. Ele nos prepara para realizá-lo bem, como preparou Elias. E o mais importante não é que Elias tenha encontrado o Senhor. A importância é todo o percurso até se chegar à missão que o Senhor confia. E esta é a diferença entre a missão apostólica que o Senhor nos dá e uma tarefa humana, honesta, boa… Quando o Senhor dá uma missão, Ele sempre nos faz entrar num processo, num processo de purificação, num processo de discernimento, de obediência, de oração”.

Deste modo, o papa Francisco acrescentou que “a fidelidade a este processo” é a de “se deixar conduzir por nosso Senhor”. E, no caso de Elias, com a ajuda de Deus, supera-se o medo desatado nele pela rainha Jezebel, que tinha ameaçado matá-lo.

O pontífice terminou indicando que “essa rainha era má e ameaçava os seus inimigos. E ele tem medo. Mas nosso Senhor é mais poderoso. Ele o faz sentir que ele, o grande e bom, também precisa da ajuda do Senhor e da preparação para a missão. Vejamos isto: ele caminha, obedece, sofre, discerne, reza, encontra o Senhor”.

Finalmente Francisco fez votos de que “o Senhor nos dê a graça para nos deixarmos preparar todos os dias no caminho da nossa vida, para podermos testemunhar a salvação de Jesus”.

Fonte: http://www.zenit.org/pt/articles/homilia-na-casa-santa-marta-quando-deus-nos-da-uma-missao-ele-nos-prepara-para-ela

 

Vamos nessa? Próxima terça tem YOUCAT no AR ás 19h, a nossa FÉ pelas ondas do rádio, ás 21h Catecismo com Pe Juan e ás 22h programa YOUWAY, para completar este caminho de estudo com uma pitada de alegria e com muita música! Participe também, Cristo quer convida-lo para ser um MISSIONÁRIO, um Pescador de Homens, um servo fiel, um filho amado de Deus que busca a felicidade em sua Vontade Divina!!! #YOUCATGenerationFisherman - VERSO

Filho de Deus, Esposo, Pai de Menina, Catequista, DiscJockey Católico, Pasconeiro e Missionário (@djabiliogoncalves no Instagram).

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.